Wednesday, September 23, 2009

A importância do xadrez no 1º ciclo

O Xadrez Escolar no 1º ciclo é curricular e é importante para a criança, pois ajuda a estruturar o seu raciocínio e arranjar mecanismos simples que elas apreendem com o xadrez e que eles podem aplicar na vida do dia a dia. O xadrez no 1º Ciclo é curricular, na disciplina de Matemática, tal como qualquer jogo de estratégia. No programa do 1º Ciclo de Matemática diz o seguinte:
“MATERIAL"
Na aprendizagem da matemática, como em qualquer outra área, as criançassão enormemente dependentes do ambiente e dos materiais à sua disposição.Neles, a criança deverá encontrar resposta à sua necessidade de exploração,experimentação e manipulação.(Página 168)Sendo os objectos da Matemática entes abstractos, é importante que osconceitos e relações a construir possam ter um suporte físico.Se por um lado a manipulação de material pode permitir a construção de certosconceitos, por outro lado, pode servir, também, para a representação de modelos abstractos permitindo, assim, uma melhor estruturação desses conceitos.Para estes fins poderá ser utilizado:
O próprio corpo;
Material disponível na sala de aula: lápis, caixas, papéis, mesas, etc.;
Material não estruturado recolhido pelos próprios alunos e pelos professores;
Material estruturado ou construído com objectivos específicos (blocoslógicos, ábacos, geoplano…);
O computador — linguagem Logo (quando possível).Convém ainda realçar a importância que alguns jogos podem ter no desenvolvimentode competências necessárias à resolução de problemas. Os tradicionais jogos de «pedrinhas» e «pauzinhos», os dominós, o rapa, os jogos de dadose de cartas, os jogos de construções e os jogos de estratégia (batalha naval,damas, xadrez, «mastermind», etc.), são exemplos de jogos que favorecem:
a capacidade de aceitar e seguir uma regra;
o desenvolvimento da memória;
a agilidade de raciocínio;
o gosto pelo desafio;
a construção de estratégias pessoais.
A par de enorme prazer que proporcionam constituem ainda, como todosos jogos, um importante factor de crescimento emocional e social.A partir de jogos simples já conhecidos, o professor deverá estimular ascrianças a inventarem novos jogos.”In: página 168 do programa do Matemática do 1º Ciclo (Ministério da Educação ). A questão agora é a seguinte porque é que o programa não está a ser cumprido em todas as escolas portuguesas?Vou dar algumas possíveis respostas:
1) Muitos dos professores não têm formação nesta área (xadrez).
2) O poder político local e muitos Conselhos Executivos das Escolas não o querem aplicar.
3) Falta de Monitores / Treinadores suficientes nas zonas das escolas que apoiem os professores. 4) Falta de salas.

No comments: