Wednesday, September 30, 2009

Finais de peões- dois peões passados distantes

Este diagrama resulta da partida Stolz- Nimzowitcsh de 1928.
As brancas trocaram erradamente as torres no lance 51. Após este lance, o final ficou perdido para as brancas.
52....., f4 ; 53 gx f4 , Rd6 ; 54 a5 , g3 ; 55 a6, Rc7 ; 56 Re2 , d3+ ; 57 R x d3 , g2 com promoção imparável deste peão e consequente vitória negra

2 comments:

amf said...

Boa tarde, Prof. João Maduro.

Peço desculpa por estar a invadir a caixa de comentários com algo que não tem directamente a ver com o seu post, mas não encontrei outra forma de entrar em contacto... um dos meus filhos tem-me pedido para o inscrever num clube de xadrez, mas acontece que não encontrei nada cá por Coimbra a não ser esse que coordena. Assim, e correndo o risco de abusar da sua paciência, agradecia que me informasse se é possível inscrevê-lo no clube de xadrez da escola Eugénio de Castro, atendendo a que ele é aluno (5º ano) da escola Drª Mª Alice Gouveia.

Grata pela atenção, aguardo o seu contacto (ameliamf@gmail.com)

Amélia Ferreira

João Maduro said...

na Escola Eugénio de Castro,existe um turno ás terças feiras entre 14.30 e 16.10, na sala C4, outro turno entre 14.30 e 16.10 às quintas feiras na sala C4.
Na cidade de Coimbra, não tenho conhecimento de xadrez escolar noutras Escolas. Nos anos anteriores alguns jogadores da Associação Académica de Coimbra deram formação a jovens; neste ano lectivo não tenho conhecimento dos horários.
Para mais informações, está disponível o meu correio electrónico.