Wednesday, November 28, 2007

Falta de tempo para a prática da modalidade

Alguns alunos e alguns amigos, interrogam - me por que razão eu divulgo algumas actividades ligadas ao xadrez distrital e depois não entro nos torneios.
Estou inscrito na Federação com o número 804, tenho 1761 Elo Fide , tenho 1820 de Elo de partidas semi-rápidas. Gosto de praticar a modalidade. No entanto...
Tenho muitas actividades atribuídas pela Direcção da minha Escola, mas a actividade que me rouba mais tempo, é o tão falado curso EFA; é a primeira vez que funciona na Escola, não há livros oficiais, não há programa oficial, apenas alguns conteúdos dados pelo Ministério ( Novas Oportunidades ) ; ou seja, tenho que produzir para todas as aulas novos materiais, além de ter práticamente reuniões todas as semanas que demoram um tempo interminável; Quem pensou nos horários de professores que ministram estes cursos, não pensaram nesta possibilidade. Houve algum amadorismo, e eu fiquei muito prejudicado face a outros colegas que leccionam cursos semelhantes noutras Escolas. Também lecciono turmas do 8º ano de escolaridade; tambem conheço colegas que se dedicam a tempo inteiro a turmas EFA, sem mais actividades na Escola.
Alguns amigos, também me perguntam por que motivo não estou a participar em actividades externas do Desporto Escolar.
No último ano lectivo coordenei um grupo equipa de Xadrez- Desporto Escolar, com bons resultados. Neste ano lectivo, a minha Escola não tem nenhum grupo equipa no Desporto Escolar, apenas tem actividades internas; foi uma opcção tomada a nível da Direcção da Escola com posição contrária à do Coordenador do CAE- Desporto Escolar , coordenador de Desporto Escolar na Escola, coordenador da ADEXC , atitude que é lamentável mas que eu tenho de respeitar e acatar.

No comments: