Saturday, January 19, 2008

Morreu Bobby Fisher


O lendário campeão mundial de xadrez americano Bobby Fischer - refugiado na Islândia para evitar ser preso no seu país - morreu esta quinta-feira, aos 64 anos de idade.
De acordo com um despacho da Agência AFP, Bobby Fischer poderia ter sido o maior jogador de xadrez de todos os tempos, mas passou os últimos anos de sua vida em excêntrica reclusão.
O jogador nasceu nos Estados Unidos, mas morou na Islândia nos dois últimos anos, após passar oito meses atrás das grades no Japão, na mais recente reviravolta de uma vida que entrou em decadência após o momento de glória, alcançado aos 29 anos.
Criado no bairro nova-iorquino do Brooklyn, ocupou as manchetes ao redor do mundo quando tirou o título mundial da dominação soviética em 1972, derrotando o campeão Boris Spassky.
Na época, dizia-se que o americano possuía QI mais alto que Albert Einstein, e fazia exigências extravagantes durante as partidas.
O primeiro campeonato mundial de xadrez que acompanhei na sua totalidade foi o match Boris Spassky- Bobby Fisher em 1972, eu tinha aprendido a jogar xadrez, um ano antes.
Este campeonato mundial aconteceu em plena guerra fria, com a vitória dum génio sobre um xadrezista da URSS da época ( os campeões anteriores Spassky, Petrosian,Tahl, Botvinic, Smyslov eram oriundos da União Soviética)

No comments: